sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

DOAÇÃO DE SANGUE

Sempre é importante doar a ajudar, afinal não custa muito e não se gasta nada com isso, mas como fala a reportagem, os feriados são os períodos mais críticos para demanda no banco de sague.

"RIO - O Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançará, na segunda-feira, a campanha Tá na hora de doar, para atrair doadores de sangue. O Inca convoca os foliões cariocas e visitantes para praticarem o gesto solidário. Segundo o instituto, nesta época do ano, as doações caem em média 50%, causando dificuldades no atendimento aos pacientes em tratamento de câncer, que precisam de transfusões regularmente.
Segundo a chefe do Serviço de Hemoterapia do instituto, Iara Motta, o Inca recebe cerca de 1.600 doadores por mês. Na época de feriados prolongados como o carnaval, as doações diminuem bastante.

Depois dos hospitais de emergência, o Inca é a unidade pública de maior movimento de pacientes do Rio. Além das cirurgias, os pacientes em tratamento quimioterápico ou radioterápico e os que estão com leucemia necessitam de transfusões de sangue regularmente. Para atender a demanda, o Inca necessita, em média, de 1.600 doadores por mês.

O doador deve trazer documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação); estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 67 anos e pesar mais de 50kg. Também não é necessário estar em jejum para doar sangue. Basta apenas evitar alimentos gordurosos, nas três horas que antecedem a doação.

O banco de sangue do Inca fica na Praça Cruz Vermelha 23 e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30m às 14h30m e, aos sábados, das 8h às 12h."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Bem-vindo(a) e obrigada por participar desse bate papo!