sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

ALIMENTOS ORGÂNICOS

Essa matéria eu li no site do Planeta Sustentável mas foi retirada da Revista Máxima.

Eu achei bem interessante porque esclarece muitas coisas sobre os alimentos orgânicos que não são esse bicho de 7 ou mais cabeça que muitos falam por aí.

Existem sim muitas vantagens no consumo de alimentos livres de agrotóxicos e hormônios embora o preço ainda seja elevado demais para a grande maioria da população. Acho que aqueles que tem condições de optar por esse tipo de produto com maior qualidade deveria, de alguma forma, pressionar os governantes para que houvesse um apoio maior aos produtores de orgânicos, de forma a reduzir os custos da produção e viabilizar o consumo por todos.


"Vale comprar Orgânicos?
Se o preço não for problemas, produtos livres de agrotóxicos e hormônios são sempre mais saudáveis e saborosos. Mas, se você tiver de escolher, veja o que dá para comprar dos convencionais e o que é melhor evitar.

Todo ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publica um relatório sobre o grau de contaminação dos alimentos por agrotóxicos. O resultado dá desgosto: a última análise da agência, divulgada em dezembro passado, achou resíduos de agrotóxicos em níveis acima do permitido em 17 das 18 culturas avaliadas. Mais: havia substâncias não autorizadas pelo governo federal e proibidas em vários países por causarem câncer, problemas neurológicos e hormonais. Diante dessa informação, o que a gente faz ao escolher o que comprar para alimentar a família? Primeiro é preciso entender por que agricultores usam agrotóxicos: trata se de uma tentativa de afastar insetos, pragas e ervas daninhas que poderiam estragar a colheita.

O problema é que resíduos desses agentes vão parar no nosso corpo, fazendo mal à saúde. Segundo a Anvisa, o consumo prolongado dessas substâncias em níveis acima dos aceitáveis causa, no curto prazo, dores de cabeça, alergias e coceiras; no longo prazo, podem ocorrer malformação fetal, distúrbios do sistema nervoso e câncer. O drama se repete em outros países. "Estudo em Chicago (EUA) revelou que a batata e a maçã convencionais estavam contaminadas com mercúrio, chumbo e outros metais pesados que o organismo não elimina e que estão associados ao desenvolvimento de demência, Alzheimer e tumores", exemplifica Flávia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde. Importante: a batata brasileira está ok, garante a Anvisa.

MAIS NUTRITIVOS
O mesmo estudo americano fez outro alerta: "Ao comparar os valores nutricionais da batata e da maçã cultivadas no sistema convencional e no orgânico, foram constatados níveis mais elevados de cálcio, ferro e magnésio nas versões orgânicas", afirma Flávia Morais. Uma provável explicação para essa diferença é o fato de a agricultura convencional utilizar o adubo químico NPK, sigla para três minerais: nitrogênio, fósforo e potássio. "Mas um solo equilibrado tem quase 50 minerais! Vegetais que crescem em terra pobre, nutrida somente com NPK, absorvem uma grande quantidade de água e ficam hiperhidratados, pouco resistentes a pragas, estragando mais rápido até mesmo dentro da geladeira", garante a engenheira agrônoma Ondalva Serrano, presidente da Associação de Agricultura Orgânica e da Câmara Setorial de Agricultura Ecológica (Codeagro).

DÁ PARA LAVAR?
Também é preciso saber que há dois tipos de agrotóxicos usados: os sistêmicos e os de contato. "Se o agrotóxico é sistêmico — isto é, penetrou no interior do vegetal — não há como retirá lo nem mesmo descascando ou fervendo o alimento. Já os agrotóxicos de contato podem ser neutralizados com água oxigenada", explica Ondalva Serrano. Mas como saber se o que você está pondo no prato recebeu um tipo ou outro de agrotóxico? "De modo geral, morango, mamão formosa, maçã, papaia, goiaba, tomate, pepino e pimentão, bem como vegetais de casca fina, costumam ser tratados com agrotóxicos sistêmicos. Já nos vegetais folhosos e nas raízes (cenoura, rabanete, beterraba etc.) geralmente são aplicados agrotóxicos de contato", esclarece o engenheiro agrônomo Daniel Souza, consultor em agricultura orgânica, de Piracicaba (SP).

AO COMPRAR PRODUTOS CONVENCIONAIS
Como escolher

Prefira sempre vegetais da estação, naturalmente mais resistentes a pragas e, portanto, menos expostos a agrotóxicos. no verão, por exemplo, consuma berinjela, pepino, abobrinha, batata doce, mandioca. no inverno, compre alface, rúcula, agrião, beterraba, cenoura, tomate e maçã.

Como limpar Deixe as frutas, legumes ou verduras de molho em 1 litro de água com 1 colher (sopa) de água oxigenada 10 volumes, por 30 minutos. "a água oxigenada esteriliza os vegetais sem fazer mal à saúde, ao contrário do cloro", ensina a engenheira agrônoma ondalva Serrano. Lembrando que essa receita serve apenas para os produtos tratados com agrotóxicos de contato. X da questão Agrotóxicos em excesso causam sérias doenças. Não dá para comprar orgânicos? Passe a seguir a época de safra dos alimentos: em geral eles levam menos agrotóxicos e têm preços melhores. Na revista de culinária da MÁXIMA, olhe sempre a Cozinha da Estação (este mês: abobrinha).

OUTRAS VANTAGENS DE CONSUMIR ORGÂNICOS

RESPEITO À NATUREZA
- ao saborear alimentos orgânicos, você não apenas protege sua saúde dos males causados por agrotóxicos e adubos químicos, como também diz sim a um sistema de produção que respeita os ciclos da natureza, protege a qualidade da água, a fertilidade do solo, o ecossistema e a biodiversidade, sem custos sociais ou ambientais, explica ondalva Serrano, presidente da Codeagro. o conceito orgânico vale também na produção de ovos, leite, carne e aves e significa respeitar o bem estar dos animais e a idade de abate, não apressando o crescimento dos bichos com hormônios que terminam por nos intoxicar.

BELEZA E SABOR ACENTUADOS - Você já ouviu dizer que alimento orgânico é mais feinho, certo? errado! Por não absorver água em excesso e pelo respeito ao ciclo de crescimento de cada cultura, os vegetais orgânicos têm beleza e gosto acentuados. "a alface, por exemplo, além de ser muito mais saborosa, tem folhas grossas, encorpadas. Quando encontramos orgânicos pequenos e feios é sinal de que o produtor errou na adubação e a planta recebeu menos ou mais nutrientes que o ideal", alerta o engenheiro agrônomo Daniel Souza.

PREFIRA LEVAR ORGÂNICOS pimentão • morango • pepino • alface • cenoura • abacaxi • beterraba • couve • mamão • tomate • laranja • maçã • arroz • vegetais de casca fina, como berinjela e abobrinha • frutas de casca fina, como uva, pera, pêssego, ameixa e kiwi • feijão • repolho • manga • cebola

Por que?
Os primeiros 17 itens da lista estão, segundo a mais recente análise da anvisa, contaminados por agrotóxicos. os dois últimos (vegetais e frutas de casca fina) são aqueles que costumam receber agrotóxicos sistêmicos, impossíveis de retirar, mesmo se descascados.

Como comprar
Veja no rótulo se o produto tem marca e se a empresa está registrada no Ministério da agricultura (indicação de que tem estrutura para manter uma produção de qualidade). Confira também se possui selo fornecido por certificadoras idôneas de alimentos orgânicos, como iBB, ecocert, oia e iMo.

Por que é mais caro?
Comprar orgânico faz diferença no bolso, sim. Por exemplo: 1 quilo de cebola convencional custa, em média, r$ 2,10, enquanto a versão orgânica sai por r$ 7,59. Como entender essa diferença? "o governo não oferece crédito ao produtor orgânico, o que o obriga a arcar sozinho com os custos de recuperação do solo e da água, processo que pode levar até dois anos. isso encarece os produtos", afirma Ondalva Serrano."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Bem-vindo(a) e obrigada por participar desse bate papo!