terça-feira, 27 de março de 2012

"R" DA VEZ: REDUZIR

Falando em redução de consumo, o "R" da vez, quero relatar aqui a minha experiência com as sacolas ecológicas. 

Essas são uma opção sustentável pois a redução do consumo contribui para que não haja o descarte indevido desses plásticos no lixo comum e contribui para redução da poluição gerada na sua fabricação. Eu uso também pela praticidade que essas sacolas oferecem.  As compras de mercado por exemplo, o que eu transportaria em duas ou três sacolinhas plásticas eu posso transportar em apenas uma sacolas ecológica. Ainda acho mais prático porque essas sacolas para uso no mercado, como são grandes, eu posso apoiar no ombro, como se fosse uma bolsa mesmo, o que me deixa com as mãoes livres.

Eu tenho várias. Pela falta de hábito de carregar uma comigo quaqndo ia ao mercado, eu sempre comprava uma na hora. Hoje em dia já mantenho o hábito de sempre levar uma ou duas quando vou fazer compra. É possível encontrar de diversos materiais e as que eu tenho visto parecem ser bem resistentes. Como a "moda sustentável" pegou, podemos encontrar desde as sacolas mais simples, a preços populares, até as mais sofisticadas e com design mais irreverente. Eu opto pelas mais simples, sempre. Servem para o uso que faço e são bem legais também.

Adquiri o hábito, também, de andar sempre com uma sacolinha ecológica um pouco menor na minha mochila do dia-a-dia. Se ocorrer a necessidade de comprar algo na rua já estou com a resposta pronta: "não precisa sacola plástica, eu trouxe a minha sacola".

Um comentário:

  1. Oi, colega! Achei seu blog no wiki BB, adorei! Mantenho um blog onde também falo sobre o assunto, mais voltado para soluções sustentáveis para o dia a dia. Também adotei o hábito de andar com a sacola retornável na bolsa, apesar de não ser obrigatório por aqui. Um abraço!

    ResponderExcluir

Olá! Bem-vindo(a) e obrigada por participar desse bate papo!