quarta-feira, 11 de abril de 2012

ADEUS GRAMACHO!

Enfim, o "lixão de Gramacho" terá data para acabar. No dia 23/04, às vésperas da Conferência Rio+20, o lixão, localizado em Duque de Caxias e considerado o maior da América Latina, será desativado e o lixo da cidade do Rio de Janeiro será destinado ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Seropédica.

De acordo com o Prefeito Eduardo Paes, com a desativação do lixão e a destinação do lixo para um centro de tratamento será possível pensar na implantação da coleta seletiva para a maior parte dos bairros do Rio. Atualmente o centro de tratamento já recebe de 5 a 6 toneladas de lixo por dia enquanto que 2 toneladas ainda estavam sendo enviadas para o lixão, que fica às margens da Baía de Guanabara.

Esse será um passo extremamente importante que ira freiar os danos ambientais que a Baia de Guanabara vem sofrendo há decadas.

Outros benefícios, com a desativação do lixão, já estão sendo pensados e planejados. Um deles é a realocação e recuperação social de cerca de 1.800 pessoas que sobrevivem às margens do lixão de Gramacho. Já existem alguns projetos para implementação que visam a capacitação profissional em atividades relacionadas à cadeia de reciclagem e outras áreas profissionais, implantação de um Espaço Cultural para oferecer à comunidade cursos de informática, audiovisual, teatro, dança, entre outros, e implantação de um Centro de Memória, para preservar a memória da vida daquela comunidade e expor trabalhos realizados a partir do lixo.

Inicialmente, para garantir a renda e sobrevivência dos catadores da comunidade, o Gorveno uma bolsa no valor de R$650,00, através de um fundo especial a ser criado.

O lixão de Gramacho ficou muito conhecido através da produção do documentário "Lixo Extraordinário", que retrata do trabalho do artista Vik Muniz com o aproveitamento do lixo como matéria-prima para os trabalhos de arte.

A recuperação ambiental ainda demorará cerca de 15 anos para ser completa, mas um grande passo já está sendo dado.

Mais informações em:
Lixão de Gramacho
Paes anuncia que o aterro de Gramacho será fechado no dia 23

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Bem-vindo(a) e obrigada por participar desse bate papo!